Grávidas: 10 dicas para começar o dia bem

Por ADRIANA TOLEDO COM GIOVANA MARADEI 

A Revista Crescer montou uma matéria com uma rotina ideal – e possível! – para melhorar a saúde e a disposição das gestantes, futuras mães. Confira:

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Foto/imagens: Paola Saliby

1. ATIVE O CORPO

Ainda na cama, dê aquela espreguiçada. Alongar atenua as cãibras e dá mais disposição. Só cuidado para não exagerar e se machucar. Na gravidez, a mulher fica mais flexível e os ligamentos, mais frouxos.

2. EVITE O ENJOO

Bolachas de água e sal ou chá de gengibre podem ser consumidos ainda na cama e ajudam a combater o tão temido enjoo matinal.

3. ALONGUE AS COSTAS

Deite-se em um tapete, mantendo ombros e pés no chão. Ao inspirar, erga as costas e o quadril.  Expire e desça devagar, soltando o ar.

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Foto/imagens: Paola Saliby

 

4. ALONGUE A PANTURRILHA

Com as mãos na parede, dobre a perna da frente e mantenha a de trás esticada, com o calcanhar no chão. Conte até 15 e troque.

Exercícios como pilates e yoga previnem dores nas pernas e na lombar e ajudam a ter um parto mais tranquilo. Pratique de duas a três vezes por semana, sob orientação.

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5. CAFÉ DA MANHÃ

Deve ser variado e rico em nutrientes essenciais para mãe e bebê. O ferro, por exemplo, auxilia na produção de células sanguíneas. Já a fibra ajuda a reduzir o colesterol e a regular o intestino. Para contemplá-los? Suco de couve com laranja e aveia e duas fatias de pão integral com pasta de ricota. Dá para trocar o pão por tapioca ou quatro torradas integrais com geleia sem açúcar. Complete com uma salada de frutas, feita com banana, manga e abacaxi, que proporciona um bom mix de vitaminas. Veja outras dicas:

-Não há consenso sobre os efeitos do aspartame para gestantes. A melhor alternativa é trocar o açúcar por mel.

– Peito de peru e outros embutidos são cheios de sal, que faz inchar e leva à hipertensão. Invista no queijo branco.

– Prefira os cereais e pães integrais. Esses carboidratos complexos ajudam a controlar o peso e os níveis de açúcar.

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6. 15 MINUTOS DE SOL

Os raios solares ajudam a ativar a vitamina D (essencial para o desenvolvimento do bebê) e a preparar os seios para a amamentação. Por isso, dedique 15 minutos diários ao banho de sol com os seios à mostra, antes das 10h ou depois das 16h. Uma alternativa é o banho de luz artificial, com lâmpada de 40 watts em um abajur sem cúpula, a 10 cm de cada um dos seios.

7. CAMINHADA

Ela deve ser feita todos os dias. Pode começar curta, com duração de dez minutos, e chegar a 40. A intensidade? Moderada, ou seja, nem tão devagar que você não sinta o exercício nem tão forte que você não consiga conversar com quem a acompanha.

Mantenha o corpo hidratado antes, durante e após os exercícios. Uma boa dica para variar o paladar é aromatizar a água com lima ou manjericão.

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8. HORA DO BANHO

Evite água quente, que provoca queda de pressão e resseca a pele. Para combater a acne, faça esfoliação até duas vezes por semana na hora do banho. Evite as estrias, passando creme hidratante no corpo todo até dez minutos após a ducha, para maior absorção (menos nas aréolas dos seios). E fuja de produtos retinóides ou com uréia.

Escovar os dentes pode piorar o enjoo, por isso o melhor é esperar uma hora após as refeições. Passado esse tempo, capriche na escovação, já que durante a gestação há uma tendência a inflamar a gengiva.

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9. DE 3 EM 3 HORAS

Lanches entre as refeições ajudam a evitar enjoos e a controlar a glicemia, o que afasta o diabetes gestacional. Uma boa opção é o iogurte desnatado, acompanhado de mel e castanhas.

10. PRONTA PARA SAIR

Para ficar bem o resto do dia, invista em sutiãs reforçados e meias de compressão. Cerca de 15 minutos antes de sair, deite-se com as pernas para cima e, então, coloque a meia. Vale usar salto, mas só até 3 cm.

FONTE – REVISTA CRESCER 
(Foto/imagens: Paola Saliby)

 

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